Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
cômputocômputo | s. m.
Será que queria dizer computo?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

côm·pu·to côm·pu·to
(latim computus, -i, cálculo, conta)
substantivo masculino

1. Cálculo, conta, contagem.

2. Cálculo pelo qual os computistas determinam o dia em que cai a Páscoa e, conseguintemente, as festas móveis do calendário.

Confrontar: cômpito.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cômputo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Gostaria de saber de onde vem a expressão modelo heurístico e também o seu significado.
A locução modelo heurístico é formada pelo substantivo modelo e pelo adjectivo heurístico que, por sua vez, nos remete para heurística, a cujas definições poderá aceder seguindo as hiperligações. Esta locução é frequentemente usada em muitas áreas do conhecimento, em geral para designar um conjunto de métodos e regras que prevê ou leva a uma descoberta ou à resolução de problemas, normalmente através de uma aproximação gradual. Do ponto de vista etimológico, heurístico e heurística têm origem no verbo grego heurísko "descobrir, encontrar", cuja forma heúreka "encontrei" (sendo a forma portuguesa heureca ou eureca) foi consagrada como exclamação usada quando se faz uma descoberta importante (tradicionalmente atribuída a Arquimedes ao descobrir um princípio da física).
pub

Palavra do dia

pa·ne·lo pa·ne·lo
(alteração de panela)
substantivo masculino

1. Tacho de barro. = PÚCARO

2. [Portugal: Madeira]   [Portugal: Madeira]   [Culinária]   [Culinária]  Designação dada a um cozido tradicional do Seixal, na Madeira, feito com carne, enchidos e legumes.

3. Ruído de respiração dificultada por mucosidade nos brônquios ou na laringe. = CASCALHEIRA, PIEIRA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/c%C3%B4mputo [consultado em 26-01-2020]