PT
BR
Pesquisar
Definições



repertório

Será que queria dizer repertorio?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
repertóriorepertório
( re·per·tó·ri·o

re·per·tó·ri·o

)


nome masculino

1. Índice alfabético das matérias contidas num livro.

2. Livro em que se fazem menções sucintas ordenadas pela ordem cronológica ou segundo a analogia dos assuntos para facilitar a consulta.

3. [Pouco usado] [Pouco usado] Folha ou livro impresso com indicação dos dias, meses, estações do ano, fases da lua, feriados. = ALMANAQUE, CALENDÁRIO, FOLHINHA

4. Conjunto das composições representadas por um actor, por um grupo de teatro ou interpretadas por grupo musical, músico ou cantor.

5. Colecção das obras teatrais ou musicais de um autor, de um compositor, de uma escola, de um estilo.

6. Conjunto das composições representadas ou interpretadas num espectáculo teatral ou musical. = PROGRAMA

7. Compilação de elementos da mesma natureza.

8. [Figurado] [Figurado] Conjunto de conhecimentos.

9. [Figurado] [Figurado] Pessoa muito versada em determinados temas.

10. [Antigo] [Antigo] Conjunto de sintomas de certas doenças, especialmente reumáticas.

11. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Colectânea de leis, pareceres e documentos oficiais.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: REPORTÓRIO

etimologiaOrigem etimológica:latim repertorium, -ii, inventário, catálogo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "repertório" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Qual a abreviatura da palavra tonelada (tonelada métrica)?
A tonelada métrica é uma unidade de medida de massa, que se representa pelo símbolo t, e equivale a mil quilogramas (1 t = 1000 kg).