Significado de calejamos-no-lo

    Será que queria dizer calejámos-no-lo?

    A forma calejamos-no-lopode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de calejarcalejar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de calejarcalejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    calejarcalejar
    ( ca·le·jar

    ca·le·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar caloso.

    verbo transitivo e intransitivo

    2. Criar calo.

    3. [Figurado] [Figurado] Tornar insensível, endurecer.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    calejo | n. m.

    Rua muito estreita....


    chiba | n. f.

    Cabra nova....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "calejamos-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?