Significado de brigares-no-lo

    A forma brigares-no-lopode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de brigarbrigar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de brigarbrigar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    brigarbrigar
    ( bri·gar

    bri·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Ter briga, lutar.

    2. Disputar.

    3. [Figurado] [Figurado] Destoar, não condizer.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: brincar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "brigares-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    banguelê | n. m.

    Briga; chinfrim; desordem....


    barraco | n. m.

    Corte no campo para bois, só para servir de dia....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "brigares-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      Gostaria de um esclarecimento em relação à conjugação do verbo arriar. Segundo o DLPO da Priberam, a conjugação do presente do indicativo é: arreio, arreias, arreia, arriamos, arriais, arreiam.
      Em outros dicionários a conjugação do mesmo seria: arrio, arrias, arria, arriamos, arriais, arriam. Qual seria o correto?