PT
BR
Pesquisar
Definições



brigue

A forma briguepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de brigarbrigar], [terceira pessoa singular do imperativo de brigarbrigar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de brigarbrigar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
briguebrigue
( bri·gue

bri·gue

)


nome masculino

[Náutica] [Náutica] Navio de dois mastros, com vergas e mastaréus.

etimologiaOrigem etimológica:inglês brig.
brigarbrigar
( bri·gar

bri·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ter briga, lutar.

2. Disputar.

3. [Figurado] [Figurado] Destoar, não condizer.

Confrontar: brincar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "brigue" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).