Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

boal

boalboal | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bo·al bo·al


(origem duvidosa)
nome masculino

1. [Viticultura]   [Viticultura]  Casta portuguesa de uvas.

2. [Enologia]   [Enologia]  Vinho produzido com essa casta de uva e que constitui um dos principais tipos de vinho madeira, menos doce que o malvasia e mais doce que o verdelho.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ponto curioso: foi só encostar na boal que Paquetá foi ovacionado pela torcida..

Em www.brasilyonnais.com.br

...vai a São Paulo encenar Arena Canta Bahia , sob a direção de Augusto Boal , e grava o álbum definidor do movimento Tropicalista , Tropicália ou Panis et...

Em Geopedrados

...de piano', o tipo de futebolista que é pouco valorizado, dá poucos toques na boal e muito raramente marca um golo..

Em O INDEFECTÍVEL

da velha, Molar,Tinta miúde e Santarém, e as castas brancas Malvasia, Boal , Jampal e Arinto, devendo estas últimas, dentro de uma certa data, desaparecer da...

Em Rio das Maçãs

...César Cardoso Fernandes, Soldado 00740569 César Santos Rocha, 1º Cabo 07557669 Daniel Vieira Cunha Boal , Soldado

Em Alberto Helder
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.

pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/boal [consultado em 08-12-2021]