PT
BR
Pesquisar
Definições



binárias

A forma bináriasé [feminino plural de bináriobinário].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bináriobinário
( bi·ná·ri·o

bi·ná·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem dois valores, dois elementos ou duas unidades (ex.: sistema binário; composto binário).

2. Diz-se de uma relação que pode ligar duas grandezas.

3. Diz-se do sistema de numeração que tem por base 2 e que emprega os algarismos 0 e 2.

4. [Música] [Música] Que tem dois tempos (ex.: compasso binário).


nome masculino

5. Conjunto de duas forças iguais, mas contrárias, que actuam no extremo de uma recta.

etimologiaOrigem etimológica:latim binarius, -a, -um, duplo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "binárias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.