PT
BR
Pesquisar
Definições



bastara

Será que queria dizer bastará?

A forma bastarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de bastarbastar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de bastarbastar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bastarbastar
( bas·tar

bas·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ser suficiente.

2. Satisfazer.


quanto baste

Expressão usada, geralmente em receitas culinárias, para indicar que a quantidade de determinado ingrediente deve ser aquela que cada um considera suficiente ou necessária (ex.: acrescente sal quanto baste) [abreviatura: q.b.].

Auxiliares de tradução

Traduzir "bastara" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).