Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

baraça

baraçabaraça | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·ra·ça ba·ra·ça


(alteração de baraço)
nome feminino

1. Ligadura que ata o linho à roca.

2. Cordão, cordel, guita, baraço.

3. Cordão com que se lança o pião. = FANIQUEIRA, FIEIRA, TRENA

Confrontar: braça.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...gramatical, mas por via imagética (…) escarapuçar dizia-se essencialmente da situação em que a baraça com que se enrolava um pião..

Em Bas

Há Pião e Baraça ..

Em sol da guarda

...de Lisboa - Santo António expõe 300 peças de figurado de Barcelos dos Irmãos Baraça sobre a Procissão de Santo António na galeria de exposições do Largo de São...

Em Cultura de Borla

Levava no bolso uma baraça de sisal para prender a requinha no regresso, na carteira uma nota de cem...

Em CHAVES

Artesãos como Rosa Ramalho, Rosa Côta, Mistério, Ana Baraça , Maria Sineta, e tantos outros, notabilizaram esta produção no contexto da arte popular,...

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Gostaria de saber se há ou não crase nestas expressões: até as 10 horas e entre as 9 e 10 horas.
Na norma brasileira, como é referido na resposta até, a presença da crase (neste caso, contracção de preposição a com o artigo as: a + as = às) a seguir à preposição até é facultativa, pois também é facultativo o uso da preposição a nesse contexto. Como tal, tanto pode escrever, por exemplo, O museu está fechado até às 10 horas como O museu está fechado até as 10 horas. A primeira hipótese, com crase, é a de uso mais corrente em Portugal, sendo a segunda mais usual no Brasil.

No caso da expressão entre as 9 e as 10 horas, a crase seria agramatical, pois a preposição entre já traduz uma noção de delimitação ou de intervalo e não necessita da preposição a, ao contrário, por exemplo, da preposição de. Daí que se escreva O evento ocorrerá entre as 9 e as 10 horas, sem crase, mas O evento ocorrerá das 9 às 10 horas (sobre este assunto, consulte também a resposta crase em intervalo temporal).

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bara%C3%A7a [consultado em 17-05-2022]