Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bar

barbar | n. m. | símb.
barbar | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bar bar 2


(grego báros, -ous, peso, gravidade)
nome masculino

1. [Física, Metrologia]   [Física, Metrologia]  Unidade de medida de pressão (símbolo: bar) utilizada em meteorologia e para medir a pressão dos fluidos, e que corresponde a 105 pascals.

símbolo

2. [Física, Metrologia]   [Física, Metrologia]  Símbolo dessa unidade de medida (ex.: 1 bar = 105 Pa).

Plural do substantivo: bares.Plural do nome: bares.

Ver também resposta às dúvidas: plural da unidade bar.

bar bar 1


(inglês bar)
nome masculino

1. Estabelecimento comercial que serve bebidas e onde se bebe quase sempre de pé ou sentado em bancos altos junto de um balcão.

2. Local mobilado com um balcão destinado geralmente a servir bebidas.

3. Móvel para guardar bebidas.


bar aberto
Consumo gratuito de bebidas num estabelecimento, geralmente em discotecas (ex.: festa com bar aberto).

Plural: bares.Plural: bares.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

de acesso à praia), Praia do Marciano (próximo ao Bar Litrão), Praia de Malhado (próximo à escultura da sereia), Avenida (próximo a lanchonete Subway),...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...Os seus casarões coloridos são o charme da região, além de estar repleta de óptimos bares e restaurantes, para todos os gostos..

Em Fonte do Lavra

...porque gozo ou porque cito, depende), as quais foram felizmente ultrapassadas, desta vez no bar Rita, bar dos meus amores há muito tempo e cada vez mais..

Em Don Vivo

Estou na calle Olm a oscilar (metaforicamente) entre as pizzas à fatia, o bar España e as arepas

Em Don Vivo

Outrossim, impressionante a facilidade demonstrada na transformação das instalações palacianas de Belém em bares de espectáculos folclóricos e de esplanadas para amigos e compinchas petiscarem e assistirem às...

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Primando: gostaria de saber se é possível a aplicação de tal gerúndio para o verbo primar. Ex.: "Você está primando em suas atividades".
A frase que menciona está correcta, como pode verificar pela consulta da conjugação do verbo primar, disponível a partir do Dicionário de Língua Portuguesa On-line.



Tenho uma pequena dúvida entre o emprego de pronomes. Por exemplo, na frase seguinte o correto é Isto é para eu fazer ou Isto é para mim fazer?
Os pronomes pessoais, além de se dividirem em pessoa (primeira, segunda ou terceira) e número (singular ou plural), dividem-se também consoante a sua função na frase, isto é, sujeito (ex.: tu estás doente), complemento directo (ex.: vestiste-te), complemento indirecto (ex.: entreguei-te a encomenda) ou complemento circunstancial (ex.: fez isto por ti), como poderá consultar no tópico Pronomes da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Os pronomes eu, tu, ele/ela, você, nós, vós, eles/elas, vocês correspondem então a pronomes de sujeito, que podem desempenhar não só funções de sujeito (ex.: eu faço isso), mas também de predicativo do sujeito (ex.: o professor é ele) ou de vocativo (ex.: vocês, venham cá).

A frase referida na dúvida (Isto é para eu fazer) é composta por duas orações: a principal (Isto é) e uma oração infinitiva completiva (para eu fazer), que corresponde ao predicativo do sujeito da oração principal (por isso se chama completiva). Cada uma destas duas orações tem uma estrutura interna com os seus constituintes essenciais. Atentando apenas à oração infinitiva completiva (para eu fazer), que é a que nos interessa para a questão colocada, verificamos que o pronome eu é o sujeito da oração, como se poderá constatar transformando esta oração numa frase simples (eu faço isso) ou alterando o sujeito (isto é para eles fazerem) para conferir que esta alteração obriga à concordância do verbo (é o sujeito da frase que desencadeia a concordância com o verbo).

Pelos motivos acima apontados, a frase correcta deverá ser Isto é para eu fazer e não *Isto é para mim fazer (o asterisco indica incorrecção).

pub

Palavra do dia

são·-jo·a·nei·ra são·-jo·a·nei·ra


(feminino de são-joaneiro)
nome feminino

1. [Antigo]   [Antigo]  Foro, tributo ou pensão que se pagava pelo São João.

adjectivo feminino e nome feminino
adjetivo feminino e nome feminino

2. Diz-se de ou variedade de pêra que amadurece pelo São João.


SinónimoSinônimo Geral: SÃ-JOANEIRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bar [consultado em 24-06-2022]