PT
BR
Pesquisar
Definições



boliche

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bolicheboliche
( bo·li·che

bo·li·che

)
Imagem

BrasilBrasil

JogosJogos

Jogo que consiste em lançar uma bola pesada por um corredor com o intuito de derrubar um conjunto de pinos. (Equivalente no português de Portugal: bólingue.)


nome masculino

1. [Brasil] [Brasil] Casa de jogo.

2. [Brasil] [Brasil] [Jogos] [Jogos] Jogo que consiste em lançar uma bola pesada por um corredor com o intuito de derrubar um conjunto de pinos. (Equivalente no português de Portugal: bólingue.)Imagem

3. [Brasil: Regionalismo] [Brasil: Regionalismo] Pequena mercearia, muitas vezes associada a um bar. = BODEGA, VENDA

etimologiaOrigem etimológica:espanhol boliche.
Confrontar: beliche.

Auxiliares de tradução

Traduzir "boliche" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.