PT
BR
Pesquisar
Definições



baptistério

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
baptistériobatistériobatistério
|bàt| |bàt| |bàt|
( bap·tis·té·ri·o ba·tis·té·ri·o

ba·tis·té·ri·o

)
Imagem

ArquitecturaArquiteturaArquitetura

Lugar onde está a pia baptismal.


nome masculino

1. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Lugar onde está a pia baptismal.Imagem

2. Livro dos ritos do baptismo.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: batistério.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: baptistério.
grafiaGrafia no Brasil:batistério.
grafiaGrafia em Portugal:baptistério.

Auxiliares de tradução

Traduzir "baptistério" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.