Significado de banzamos-vo-lo

    Será que queria dizer banzámos-vo-lo?

    A forma banzamos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de banzarbanzar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de banzarbanzar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    banzarbanzar
    ( ban·zar

    ban·zar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Ficar espantado (por coisa que não tem fácil explicação).

    2. Sentir nostalgia.

    verbo transitivo

    3. Espantar, surpreender.

    etimologiaOrigem:alteração de balançar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    banzado | adj.

    Que demonstra espanto, surpresa....


    banza | n. f.

    Viola; guitarra....


    banzeiro | adj. | n. m.

    Que se agita brandamente (ex.: mar banzeiro)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "banzamos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Procuro uma expressão que designe um local com múltiplas actividades (loja, museu, biblioteca, restaurante, etc; mecânica, pintura, manutenção, parqueamento, etc. de barcos) relacionadas com o mar. Pensei nas expressões complexo náutico, centro náutico, complexo naval e centro naval. Poderão elucidar-me qual o significado, etimologia e distinção dos termos náutico e naval? E qual a distinção, significado, etimologia e sinónimos dos termos centro e complexo, na acepção pretendida? Poderão ainda sugerir a designação mais própria para um local daquele género?