PT
BR
Pesquisar
Definições



baiar

A forma baiarpode ser[verbo intransitivo] ou [verbo transitivo e intransitivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
baiar1baiar1
( bai·ar

bai·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

[Brasil] [Brasil] Mover o corpo de modo cadenciado, geralmente ao som de música ou para executar determinada dança. = BAILAR, DANÇAR

etimologiaOrigem etimológica: alteração de bailar.
baiar2baiar2
( bai·ar

bai·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

[São Tomé e Príncipe] [São Tomé e Príncipe] Fazer feitiço contra alguém.

etimologiaOrigem etimológica: do forro.
baiar


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.