PT
BR
Pesquisar
Definições



atempadas

A forma atempadaspode ser [feminino plural de atempadoatempado] ou [feminino plural particípio passado de atemparatempar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
atemparatempar
( a·tem·par

a·tem·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Direito] [Direito] Marcar prazo, assinar prazo a (à apelação ou agravo, para ser apresentado na instância superior).


verbo pronominal

2. Aprazar-se com outra pessoa para um encontro.

etimologiaOrigem etimológica:a- + tempo + -ar.
atempadoatempado
( a·tem·pa·do

a·tem·pa·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se atempou.

2. Que aconteceu ou foi feito a tempo ou no tempo adequado. = TEMPESTIVOINTEMPESTIVO

3. [Agricultura] [Agricultura] Que vingou, que criou raízes.

4. [Brasil] [Brasil] Adoentado.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de atempar.


Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.