Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atemporal

atemporalatemporal | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tem·po·ral a·tem·po·ral


(a- + temporal)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que não é afectado pelo tempo ou que o transcende. = INTEMPORAL

2. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Que não indica um tempo verbal.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "atemporal" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual a forma correta para se escrever a palavra reveillon, se há ou não o acento, bem como uma referência sobre a resposta.
A grafia correcta é réveillon, com acento agudo, termo francês que designa "festa da passagem de ano". O termo encontra-se averbado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002; edição brasileira da Editora Objetiva, 2001).



Toda minha vida ouvi na mídia e vi a palavra necropsia ser pronunciada [necrópsia]. Até há alguns anos era escrita com o acento, mas ultimamente tenho ouvido jornalistas a pronunciarem [necropsía]. Gostaria de saber a forma de pronúncia correta. Pensei que apenas o acento tivesse caído na última reforma da língua portuguesa, porém sua pronúncia permanecia a mesma.
A palavra necropsia é formada pela aposição do elemento de formação necro- (do grego nekrós “morto”) ao elemento –opsia (do grego ópsis “visão” + sufixo -ia). Este último elemento postula a formação de palavras graves (anopsia, biopsia, macropsia, zoopsia, etc.), apesar de, por analogia com a palavra autópsia, ser frequente a utilização das variantes esdrúxulas (biópsia, necrópsia, etc.). Sendo assim, a forma grave (necropsia) poderá ser considerada mais correcta que a esdrúxula (necrópsia), apesar de muitas vezes o uso também ser tomado como critério para a aceitação de determinadas formas.
pub

Palavra do dia

a·dí·na·mo a·dí·na·mo


(grego adúnamos, -os, -on)
adjectivo
adjetivo

Que tem pouca força. = ADINÂMICO, DÉBIL, DEBILITADO, ENFRAQUECIDOFORTE, ROBUSTO, VIGOROSO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atemporal [consultado em 28-05-2023]