Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

assenti

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de assentirassentir
2ª pess. pl. imp. de assentirassentir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

as·sen·tir as·sen·tir

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

Consentir (por convicção ou vontade).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "assenti" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...sido a primeira metade da minha vida ” (fiz uma apressada operação mental e assenti , viver 80 anos parece-me bastante razoável)..

Em Salsicha n

E, quando começaram a chover os argumentos contra, eu assenti : têm razão!!

Em anónimo séc.xxi

" Assenti sem hesitações..

Em Vida de poeta militar

❤ Não percebi bem o que ela quis dizer, mas assenti e desdobrei-me em três, o que, como deves calcular, foi um bocado complicado, tendo...

Em www.armazemdeideiasilimitada.com

...cheias de casas vivas non leste ev li e vi e sovbe estive e assenti e assim nestas calendas nestas estorinhasentendas e reacendas a s tendas dessas avvr a...

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/assenti [consultado em 10-08-2022]