Significado de assedarem-se-mas

    A forma assedarem-se-maspode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de assedarassedar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de assedarassedar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    assedarassedar
    ( as·se·dar

    as·se·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar macio e lustroso como a seda.

    2. Passar o linho pelo sedeiro.

    = SinónimoSinônimo geral: SEDAR

    etimologiaOrigem:a- + seda + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    estrigado | adj.

    Fino, assedado; ralo, pouco denso....


    adeito | n. m.

    Porção de linho, antes de assedado, e atado de forma que dá ideia de uma boneca....


    linheira | n. f.

    Mulher que prepara ou asseda o linho....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "assedarem-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de ver esclarecida a seguinte questão:
      1. Segundo consta no vosso site, o vocábulo «espectáculo» viu a sua grafia alterada pelo novo acordo para «espetáculo»:
      Conferir em http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=espect%C3%A1culo
      2. E, também segundo o vosso site, o vocábulo «espectador», segundo entendo pode ser grafado de duas maneiras: «espectador» ou «espetador» ao abrigo do novo acordo ortgoráfico:
      Conferir em: https://dicionario.priberam.org/espectador
      A minha questão é apenas uma só: Cumprindo o actual acordo ortográfico, posso ou não escrever «espectador» com um «c»?
      PS: Não pretendendo fazer-vos perder tempo, contento-me com um «sim» ou «não».