Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

assedar

assedarassedar | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

as·se·dar as·se·dar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo e intransitivo

1. Passar (o linho) pelo sedeiro.

2. [Figurado]   [Figurado]  Tornar macio e lustroso como a seda.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

completam o ciclo: semear, arrancar, ripar, enriar, secar, malhar, marcear ou moer, espadear, assedar , fiar, dobar e tecer..

Em coruche.blogs.sapo.pt

...despreocupação sedeiro - objecto em madeira de castanho com pregos de aço afiados para assedar o linho sedenho - corda que se usa para atar as cargas sediço (é)...

Em Águas Frias

boa para assar assarapantado - espantado, embasbacado assedar - sedar, desfiar o linho no sedeiro assolapar - agachar, disfarçar, ”assolapou-se detrás da...

Em Águas Frias

RESTELAR – limpar o linho com o rastelo ou sedeiro, assedar (Clarinda Azevedo Maia – Vale de Espinho)..

Em capeiaarraiana.pt

RASTELO – grande pente com dentes de ferro usado para assedar ou rastelar o linho, separando-o da estopa..

Em capeiaarraiana.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/assedar [consultado em 10-08-2022]