Significado de arruou-se-to

    A forma arruou-se-toé [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de arruararruar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    arruararruar
    ( ar·ru·ar

    ar·ru·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dividir, dispor em ruas.

    2. Distribuir pelas ruas.

    3. Alinhar (passeios e ruas).

    verbo intransitivo

    4. Passear ostentosamente pelas ruas.

    5. Vadiar.

    6. Mugir (o boi ou o touro esmadrigado).

    7. Grunhir (o javali perseguido pelos cães).

    verbo pronominal

    8. Estabelecer-se em arruamentos.

    etimologiaOrigem:a- + rua + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    arruado | adj. | n. m.

    Disposto ou distribuído em ruas....


    triparia | n. f.

    Lugar onde se vendem tripas....


    arruada | n. f.

    Passeio pelas ruas (ex.: a festa teve início com a arruada do grupo coral)....


    traça | n. f.

    Ato ou efeito de traçar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "arruou-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.