PT
BR
Pesquisar
Definições



arroubo

A forma arroubopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de arroubararroubar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arrouboarroubo
( ar·rou·bo

ar·rou·bo

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de arroubar.

2. Arrebatamento, enlevo, êxtase, rapto.

3. Encanto.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ARROUBAMENTO

etimologiaOrigem etimológica: derivação regressiva de arroubar.
iconeConfrontar: arrobo.
arroubararroubar
( ar·rou·bar

ar·rou·bar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Enlevar, arrebatar, extasiar.


verbo pronominal

2. Ficar extático, enlevar-se, alhear-se.

etimologiaOrigem etimológica: a- + roubar.
iconeConfrontar: arrobar.
arroubo

Auxiliares de tradução

Traduzir "arroubo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.