Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

arrolar

arrolararrolar | v. tr. | v. pron.
arrolararrolar | v. tr. e intr.
arrolararrolar | v. intr. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·ro·lar ar·ro·lar 1

- ConjugarConjugar

(a- + rol + -ar)
verbo transitivo

1. Inscrever em rol, inventário ou lista. = INVENTARIAR

2. Colocar numa lista ou num grupo (ex.: arrolar as testemunhas).

verbo pronominal

3. Alistar-se, inscrever-se.


ar·ro·lar ar·ro·lar 2

- ConjugarConjugar

(a- + rolo + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Dar ou tomar forma de rolo. = ENROLAR


ar·ro·lar ar·ro·lar 3

- ConjugarConjugar

(origem onomatopaica)
verbo intransitivo

1. Soltar (a rola ou a pomba) arrulhos. = ARRULHAR

verbo transitivo

2. Cantar para adormecer, acalentar ou embalar.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...sei que só vou servir p'ra criada de servir: [bis] lavar pacientemente, esfregar eternamente, arrolar constantemente as trouxas;;

Em A Nossa R

-se à pachorra de arrolar as definições disponíveis”, entre eles, um dos mais conhecidos teóricos desse campo, Redclift (1987),...

Em Manuel Dutra

De acordo com o semanário Expresso , Ricardo Salgado resolveu arrolar seis familiares como testemunhas, incluindo o seu tio António Ricciardi , conhecido como comandante...

Em VISEU, terra de Viriato.

No julgamento, Bruno de Carvalho já tinha criticado o MP por arrolar como testemunhas Pedro “Barbini” Silveira e Diogo Amaral “Tusta”..

Em Fora-de-jogo

...lembro do nome, e do "Tolan" - uma baleira em fibra que apanhámos a arrolar -, deu-lhe na telha que tinha de comprar um moliceiro..

Em ventosga
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Será que os senhores poderiam explicar porque no português europeu a locução verbal haver de + infinitivo não traz hífen (havemos de ...)?
No português europeu, por convenção e conforme o disposto na Base XXXI do Acordo Ortográfico de 1945, o verbo haver só deve ser ligado por hífen à preposição de nas suas formas monossilábicas, isto é, nas formas que têm apenas uma sílaba (hei-de, hás-de, há-de, hão-de). As restantes formas (em que se inclui havemos) não deverão ser ligadas por hífen.

Esta situação altera-se apenas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, pois a Base XVII prevê a eliminação do hífen nas formas monossilábicas do verbo haver seguidas da preposição de (hei de, hás de, há de, hão de).

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/arrolar [consultado em 25-06-2022]