Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

antipolítico

antipolíticoantipolítico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

an·ti·po·lí·ti·co an·ti·po·lí·ti·co


adjectivo
adjetivo

Contrário à boa política.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

sido marcada por um forte discurso antipolítico ..

Em Caderno B

efectivo do ponto de vista económico e social. O ressentimento, fomentando o sentimento anti-democrático e anti-político , é um falhanço da democracia na realização das suas promessas . António Guerreiro . * Falhanços da democracia ou dos cidadãos? Que culpa tem a democracia de que não haja cidadãos? Ao

Em alcatruz

"Nas eleições de 2018, Bolsonaro se apresentou como anti-establishment e antipolítico , embora tivesse passado as últimas três décadas bundando na Câmara dos Deputados..

Em blog0news

...e deputado por quase trinta anos, do baixo clero, que se apresentava como o antipolítico ..

Em VARAL de IDÉIAS

...pistas de que, outra vez, ele pretende cultivar a figura do “lobo solitário”, do antipolítico , a quem os políticos “não deixam governar”..

Em nogueirajr.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Primando: gostaria de saber se é possível a aplicação de tal gerúndio para o verbo primar. Ex.: "Você está primando em suas atividades".
A frase que menciona está correcta, como pode verificar pela consulta da conjugação do verbo primar, disponível a partir do Dicionário de Língua Portuguesa On-line.



Gostaria que me esclarecessem se a palavra talhagem pode ou não ser utilizada. Utilizamos esta palavra em metalomecânica pois, além de vários outros equipamentos robotizados de maquinação industrial de peças de precisão como tornos de comando numérico CNC, rectificadoras, robôs de soldadura, temos uma talhadora e costumamos designar o trabalho realizado por esta máquina de talhagem, mas ainda não o encontramos em nenhum dicionário.
A palavra talhagem segue as regras de boa formação da língua portuguesa; é formada a partir do verbo talhar a que se junta o sufixo -agem, que pode exprimir a acção do verbo. A palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários ou vocabulários consultados, tanto portugueses como brasileiros, mas isso não interdita o seu uso; no entanto, para o mesmo significado geral de acto ou efeito de talhar encontram-se registadas em vários dicionários as palavras talha, talhadura, talhamento ou talho, que podem ser alternativa, sendo que em talha e talho se encontram registadas acepções específicas relativas ao corte de metal.
pub

Palavra do dia

são·-jo·a·nei·ra são·-jo·a·nei·ra


(feminino de são-joaneiro)
nome feminino

1. [Antigo]   [Antigo]  Foro, tributo ou pensão que se pagava pelo São João.

adjectivo feminino e nome feminino
adjetivo feminino e nome feminino

2. Diz-se de ou variedade de pêra que amadurece pelo São João.


SinónimoSinônimo Geral: SÃ-JOANEIRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/antipol%C3%ADtico [consultado em 24-06-2022]