Significado de antenem-se-lhas

    A forma antenem-se-lhaspode ser [terceira pessoa plural do imperativo de antenarantenar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de antenarantenar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    antenarantenar
    ( an·te·nar

    an·te·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Mexer as próprias antenas (ex.: as formigas antenavam os ovos; a borboleta antenava na flor; os grilos antenaram-se com lentidão).

    2. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Tornar ou ficar atento; manter(-se) informado (ex.: antenar os ouvidos para a música contemporânea; antenar-se às novas tendências).

    etimologiaOrigem:antena + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    eurícero | adj.

    De cornos ou antenas largas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "antenem-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Solicito esclarecimento sobre como se deve escrever a seguinte palavra: motocultivador ou motocultivadora; moto-cultivador ou moto-cultivadora. Obrigado.


      Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.