PT
BR
Pesquisar
Definições



anotação

A forma anotaçãopode ser [derivação feminino singular de anotaranotar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
anotaçãoanotação
( a·no·ta·ção

a·no·ta·ção

)


nome feminino

1. Acto de anotar.

2. Indicação escrita, geralmente breve ou resumida, para registar alguma coisa que foi vista, ouvida, lida ou que deve ser lembrada. = APONTAMENTO, NOTA

3. Comentário.

4. [Cinema, Teatro, Televisão] [Cinema, Teatro, Televisão] Tarefa ou função que visa estabelecer consistência e coerência de todos os elementos (imagens, sons, cortes, sequências, caracterização das personagens, objectos, espaços, etc.) de um filme, um espectáculo, um programa, etc. (Equivalente no português do Brasil: continuidade.)

etimologiaOrigem etimológica:latim annotatio, -onis ou adnotatio, -onis.
anotaranotar
( a·no·tar

a·no·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer anotação a. = ASSENTAR

2. Esclarecer com comentários.

etimologiaOrigem etimológica:latim annoto, -are ou adnoto, -are, pôr uma nota em, tomar nota de, observar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "anotação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.