PT
BR
Pesquisar
Definições



andadeiras

A forma andadeiraspode ser[adjectivo e nome femininoadjetivo e nome feminino], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
andadeiraandadeira
( an·da·dei·ra

an·da·dei·ra

)
Imagem

Utensílio, geralmente com duas pegas ou apoio para as mãos e quatro pernas reguláveis em altura, que serve para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.


nome feminino

1. Mulher que anda muito.

2. Utensílio, geralmente com duas pegas ou apoio para as mãos e quatro pernas reguláveis em altura, que serve para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.Imagem = ANDARILHO

3. Utensílio com rodas e assento que serve para ajudar crianças pequenas a firmarem-se e a andarem. = ANDARILHO, ARANHA

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Brinquedo composto por uma haste, na extremidade da qual gira uma estrutura, semelhante às pás de um moinho de vento, que gira com o vento.Imagem = CATA-VENTO

5. [Antigo] [Antigo] Rapariga que trabalha com a dobadoura.

6. [Antigo] [Antigo] Cavalgadura ligeira.

7. [História] [História] Direito de carreira que pagavam os almocreves.


adjectivo e nome femininoadjetivo e nome feminino

8. [Técnica] [Técnica] Diz-se de ou pedra superior da mó, no centro da qual cai o grão, que gira sobre outra pedra (ex.: mó andadeira).

andadeiras


nome feminino plural

9. Conjunto de tiras de pano com que se seguram as crianças pela cintura ou sovacos para as ensinar a andar.

etimologiaOrigem etimológica:feminino de andadeiro.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.