PT
BR
Pesquisar
Definições



andadeira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
andadeiraandadeira
( an·da·dei·ra

an·da·dei·ra

)
Imagem

Utensílio, geralmente com duas pegas ou apoio para as mãos e quatro pernas reguláveis em altura, que serve para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.


nome feminino

1. Mulher que anda muito.

2. Utensílio, geralmente com duas pegas ou apoio para as mãos e quatro pernas reguláveis em altura, que serve para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.Imagem = ANDARILHO

3. Utensílio com rodas e assento que serve para ajudar crianças pequenas a firmarem-se e a andarem. = ANDARILHO, ARANHA

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Brinquedo composto por uma haste, na extremidade da qual gira uma estrutura, semelhante às pás de um moinho de vento, que gira com o vento.Imagem = CATA-VENTO

5. [Antigo] [Antigo] Rapariga que trabalha com a dobadoura.

6. [Antigo] [Antigo] Cavalgadura ligeira.

7. [História] [História] Direito de carreira que pagavam os almocreves.


adjectivo e nome femininoadjetivo e nome feminino

8. [Técnica] [Técnica] Diz-se de ou pedra superior da mó, no centro da qual cai o grão, que gira sobre outra pedra (ex.: mó andadeira).

andadeiras


nome feminino plural

9. Conjunto de tiras de pano com que se seguram as crianças pela cintura ou sovacos para as ensinar a andar.

etimologiaOrigem etimológica:feminino de andadeiro.

andadeiraandadeira

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).