Significado de amigue-no-la

    A forma amigue-no-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de amigaramigar], [terceira pessoa singular do imperativo de amigaramigar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de amigaramigar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amigaramigar
    ( a·mi·gar

    a·mi·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Ligar(-se) em concubinato. = AMANCEBAR-SE

    2. Tornar ou ficar amigo de; ligar(-se) por laços de amizade.

    etimologiaOrigem:amigo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    amigado | adj.

    Que se amigou; que vive em mancebia....


    bem-querente | adj. 2 g.

    Que quer ou deseja bem a outrem....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amigue-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?