PT
BR
Pesquisar
Definições



ambulatório

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ambulatórioambulatório
( am·bu·la·tó·ri·o

am·bu·la·tó·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Destinado a mover-se.

2. Variável, inconstante.

3. Que não tem sede fixa.

4. Diz-se das patas dos insectos ou dos crustáceos que não servem senão para andar, em oposição às patas que também são mandíbulas.


nome masculino

5. Galeria coberta em que se pode andar ou passear. = DEAMBULATÓRIO

6. [Medicina] [Medicina] Enfermaria onde se tratam os doentes que não precisam de estar acamados ou em internamento.

7. [Medicina] [Medicina] Situação do doente que não está acamado ou internado (ex.: o doente vai ser acompanhado em ambulatório).

etimologiaOrigem etimológica: latim ambulatorius, -a, -um, que serve para passear, móvel.
ambulatórioambulatório

Auxiliares de tradução

Traduzir "ambulatório" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.