Significado de alocasse-se-ma

    A forma alocasse-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de alocaralocar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de alocaralocar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    alocaralocar
    ( a·lo·car

    a·lo·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Colocar algo de maneira a que esteja disponível. = DISPONIBILIZAR

    2. Destinar ou reservar para determinado fim. = AFETAR

    3. [Informática] [Informática] Reservar espaço para um programa ou para um conjunto de dados.

    etimologiaOrigem:a- + locar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    aloque | n. m.

    Esconderijo (principalmente de peixes)....


    alocar | v. tr.

    Colocar algo de maneira a que esteja disponível....


    desalocar | v. tr.

    Libertar algo que estava destinado ou reservado para determinado fim....


    alocado | adj.

    Que se alocou ou que foi alvo de alocação....


    reservado | adj.

    Circunspeto; cauteloso; discreto; prudente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "alocasse-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      É absurdo dizer "voltagem" é um termo da Física ou da Engenharia Eletrotécnica! O termo científico é Tensão Elétrica, diferença de potencial. "Voltagem" é calão, trata-se de linguagem não qualificada e que por excesso de uso entrou na linguagem corriqueira! Não existe "voltagem", nem "amperagem", nem "ohmagem", nem "wattagem", nem qualquer outro disparate a nível eletrotécnico!