PT
BR
Pesquisar
Definições



aliviarmos

A forma aliviarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de aliviaraliviar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de aliviaraliviar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aliviaraliviar
( a·li·vi·ar

a·li·vi·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar mais leve. = ALIGEIRAR, ALIJAR

2. Minorar, suavizar; atenuar, consolar.

3. Tornar menos pesado (luto).

4. Descarregar.


verbo intransitivo

5. Serenar.

6. Tornar-se menos carregado (o tempo).


verbo intransitivo e pronominal

7. Dar à luz.


verbo pronominal

8. [Informal] [Informal] Fazer necessidades.

etimologiaOrigem etimológica:latim allevio, -are, aligeirar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aliviarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.