PT
BR
Pesquisar
Definições



alfinetito

A forma alfinetitoé [derivação masculino singular de alfinetealfinete].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
alfinetealfinete
|ê| |ê|
( al·fi·ne·te

al·fi·ne·te

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta herbácea.


nome masculino

1. Peça metálica com que se prende roupa, pregando-a.

2. Broche de senhora.

3. Jóia que se prega na gravata.

4. [Entomologia] [Entomologia] Pequeno insecto coleóptero (Diabrotica speciosa) da família dos crisomelídeos, de coloração verde-clara com manchas amarelas nos élitros, cujas larvas se alimentam das raízes das plantas e perfuram os tubérculos das batatas. = BICHA-ALFINETE, BICHA-AMARELA, BICHA-DO-MILHO, BICHA-GALO, TRAVELA, VAQUINHA

5. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea.Imagem

alfinetes


nome masculino plural

6. Conjunto de pequenas despesas particulares, geralmente supérfluas.


alfinete de fralda

[Brasil] [Brasil] O mesmo que alfinete de segurança.

alfinete de segurança

Espécie de alfinete cuja ponta se encaixa numa cavidade, para não se desprender nem picar.

não valer um alfinete

[Informal] [Informal] Não ter valor nenhum; não valer nada (ex.: o livro não vale um alfinete).

alfinetitoalfinetito


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).