Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aldrabem

3ª pess. pl. pres. conj. de aldrabaraldrabar
3ª pess. pl. imp. de aldrabaraldrabar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

al·dra·bar al·dra·bar 2

- ConjugarConjugar

(aldraba + -ar)
verbo transitivo

1. Fechar com aldraba.

2. Pôr aldraba em.

3. Chamar alguém, usando a aldraba.


SinónimoSinônimo Geral: ALDRAVAR

Confrontar: albardar.

al·dra·bar al·dra·bar 1

- ConjugarConjugar

(aldrabão + -ar)
verbo transitivo

1. Executar mal (qualquer coisa).

verbo intransitivo

2. Falar confusamente.

3. Mentir muito.


SinónimoSinônimo Geral: ALDRAVAR

Confrontar: albardar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "aldrabem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

..."Como é da mais elementar justiça que dirigentes de misericórdias, administradores hospitalares e afins aldrabem o sistema para fazer incluir a família na lista dos "favorecidos"..

Em portugal contempor

É escandaloso que políticos portugueses aldrabem as habilitações literárias, recebam subsídios indevidos, assinem o ponto sem trabalharem e no pior...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Mas não aldrabem mais os portugueses..

Em NÓS SOMOS CAPAZES! Nothing to lose,and never to late!

...posturas eleitoralistas, assim como não suporto compadrios, altos cargos para os militantes, ou que aldrabem as contas do Estado ou os números do desemprego quando isso lhes dá jeito

Em partilharpartilhando.blogs.sapo.pt

Mas não aldrabem mais os portugueses..

Em blogprimario76662.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Gostaria de saber se a palavra automóvel é composta por aglutinação ou justaposição.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, da autoria de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (pp. 971-983), existem dois tipos de composição: a morfológica e a morfossintáctica. A composição morfológica agrega dois ou mais radicais (ex.: autofagia = auto- + -fagia, geobiologia = geo- + biologia, hipermercado = hiper- + mercado); esta variedade de composição não deve ser confundida com a derivação por prefixação e/ou por sufixação, pois os radicais em causa têm autonomia semântica e podem juntar-se a outros radicais para formar uma palavra (ao contrário dos prefixos e sufixos, que não se podem juntar a outros prefixos ou sufixos para formar uma palavra). A composição morfossintáctica agrega duas ou mais palavras (ex.: abre-latas, aguardente, guarda-chuva, peixe-espada, viandante) e conjuga propriedades de estruturas sintácticas e propriedades de estruturas morfológicas.

Assim sendo, a palavra automóvel é formada segundo os processos da composição morfológica e não por aglutinação ou justaposição, processos que se englobam na composição morfossintáctica e que, segundo as mesmas autoras, não correspondem a duas classes diferentes de composição, mas a diferentes estádios de lexicalização dos compostos: um no qual se mantêm inalterados os constituintes do composto (ex.: abre-latas) e outro resultante de uma evolução do composto, que lhe confere alterações como a queda ou alteração de fonemas (ex.: aguardente < águ(a + a)rdente).

A distinção entre os compostos morfológicos e os compostos morfossintácticos pode também ser encontrada na nova terminologia linguística adoptada para o ensino básico e secundário e publicada em Diário da República em Dezembro de 2004. Sobre a diferença entre a composição por aglutinação ou justaposição, poderá consultar a resposta formação de pontapé.

pub

Palavra do dia

ha·ma·drí·a·de ha·ma·drí·a·de


(latim hamadryas, -adis, do grego hamadruás, -ádos, ninfa dos bosques)
nome feminino

1. [Mitologia]   [Mitologia]  Ninfa dos bosques que nascia e morria com uma árvore que lhe estava votada e na qual estava encerrada.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécie de babuíno (Papio hamadryas), cujo macho adulto tem cerca de 70 centímetros de comprimento (sem incluir a cauda), encontrado na região do Corno de África e na Península Arábica. = BABUÍNO-SAGRADO


SinónimoSinônimo Geral: HAMADRÍADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aldrabem [consultado em 09-08-2022]