PT
BR
Pesquisar
Definições



africânder

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
africânderafricânder
( a·fri·cân·der

a·fri·cân·der

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou quem pertence a um grupo de indivíduos de origem holandesa, nascidos na África do Sul ou lá residentes há muito tempo. = BÓER, BUR


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao africânder enquanto sistema linguístico.


nome masculino

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua de base neerlandesa que é, juntamente com o inglês, língua oficial da África do Sul.


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

4. [Zootecnia] [Zootecnia] Diz-se de ou gado bovino originário da região da África do Sul, de corpulência média, com uma giba no cachaço, pelagem acastanhada ou avermelhada.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AFRICÂNER

etimologiaOrigem etimológica:africânder Afrikaander.

Auxiliares de tradução

Traduzir "africânder" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.