Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

africanada

africanadaafricanada | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·fri·ca·na·da a·fri·ca·na·da


(africano + -ada)
nome feminino

[Depreciativo]   [Depreciativo]  Conjunto de africanos.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

, e quando lhes falo em África...nada . 4 - E já agora. 50 anos do golpe militar que afastou João Goulart da Presidência brasileira. E não é que este queria uma Reforma Agrária no Brasil, estender o voto aos analfabetos e heresia das heresias legalizar o Partido Comunista Brasileiro de Luís Carlos

Em A bem da Nação

!SÃO OS PRIMEIROS PRETOS DA EUROPA! PS ESPERO QUE O CM ACEITE OS EMAILS VINDOS DE ÁFRICA.NADA DE DISCRIMINAÇÕES PARA COM FUTUROS "PORTUGUESES"... PS1 ENTRETANTO SEUS PAPALVOS VEJAM BEM OS PÉS DE MEIA E O MODO DE VIDA DOS VOSSOS "ELEITOS" E QUE SÃO OS VOSSOS ACTUAIS PATRÕES...DIRECTA OU INDIRECTAMENTE!

Em LUSITÂNEA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/africanada [consultado em 01-12-2021]