Significado de afiaram-se-mas

    A forma afiaram-se-maspode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de afiarafiar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de afiarafiar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    afiarafiar
    ( a·fi·ar

    a·fi·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar fio a.

    2. Aguçar.

    3. [Figurado] [Figurado] Apurar (os dentes); afiar os dentes.

    4. Preparar-se para comer bem.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: afear.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "afiaram-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    afeado | adj.

    Que se tornou feio....


    amolado | adj.

    Afiado, aguçado....


    oxi- | elem. de comp.

    Exprime a noção de oxigénio (ex.: oxibiodegradável)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "afiaram-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.