Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

afectivo

afectivoafetivoafetivo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·fec·ti·vo |èt|a·fe·ti·vo |èt|a·fe·ti·vo |èt|


(latim affectivus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Em que há afecto.INAFECTIVO

2. Que mostra afecto ou afeição. = AFECTUOSOINAFECTIVO

3. Relativo aos afectos.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: afetivo.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: afectivo.


• Grafia no Brasil: afetivo.

• Grafia em Portugal: afectivo.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

, por assim dizer, promulgada pelo contrato ( afectivo “ou” legal, eventualmente afectivo “e” legal) que une dois humanos..

Em sound + vision

...Sharon Van Etten : Porta foi composto em 2020 e apresenta-se como o resgate afectivo de um período de depressão — pedagógico e poético..

Em sound + vision

...cosmológico e à solidão humana, aqui ecos de uma mesma inadaptação existencial e vazio afectivo ..

Em Billy-News

...que esse formato nunca será substituído, uma vez que um livro é um objecto afectivo com o design perfeito para as funções que cumpre..

Em De Rerum Natura

...a fillosofia, mas sim outro género de filosofia — um acontecimento filosófico intuitivo e afectivo ..

Em sound + vision
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual a origem da palavra "Oporto" que habitualmente é usada para referenciar a cidade do Porto, Portugal. Obrigado
A origem da palavra inglesa Oporto reside expressão portuguesa "o Porto". O artigo definido o precede quase sempre o nome desta região do Norte de Portugal (ex.: a família mudou-se para o Porto; as gentes do Porto são muito acolhedoras), daí que pareça (ou tenha parecido), a ouvidos estrangeiros, como uma só palavra.



No Dicionário da Língua Portuguesa On-line não se encontra a palavra Oceânia, mas o corrector ortográfico do FLiP aceita-a. Tenho ainda uma dúvida sobre a acentuação desta palavra. Se Oceânia é escrito com acento circunflexo no primeiro A, então trata-se de uma palavra esdrúxula (vocábulo proparoxítono). No entanto, em linguagem oral usa-se como palavra grave: Oceania. É mais um caso de mera diferença entre oralidade e escrita?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral e, tal como a maioria dos dicionários de língua, não inclui nomes próprios. Como Oceânia é um nome próprio geográfico, não pode ser encontrado no DPLP. Neste caso, o FLiP permite sugerir formas gráficas que se aproximam da forma digitada. Esta funcionalidade é particularmente útil, pois possibilita a correcção de erros de digitação, apesar de muitas vezes o corrector ortográfico do FLiP reconhecer palavras que não estão no DPLP: é este o caso de Oceânia.

A palavra Oceânia é esdrúxula (ou proparoxítona). Apesar de haver inúmeras ocorrências escritas e orais de Oceania, esta forma não está atestada nas obras de referência para o português europeu, apesar de ser a forma consagrada no português do Brasil.

pub

Palavra do dia

ta·pe·cei·ro ta·pe·cei·ro


(francês tapissier)
nome masculino

1. Fabricante ou vendedor de tapetes.

2. Pessoa que tece tapetes.


SinónimoSinônimo Geral: TAPETEIRO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/afectivo [consultado em 26-06-2022]