PT
BR
Pesquisar
Definições



adelgaçada

A forma adelgaçadapode ser [feminino singular de adelgaçadoadelgaçado] ou [feminino singular particípio passado de adelgaçaradelgaçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
adelgaçaradelgaçar
( a·del·ga·çar

a·del·ga·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar menos grosso.

2. Tornar fino ou delgado.

3. Apertar.


verbo intransitivo e pronominal

4. Tornar-se delgado, diminuir de espessura. = EMAGRECER

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ADELGADAR, DELGAÇAR

etimologiaOrigem etimológica:a- + delgaçar.
adelgaçadoadelgaçado
( a·del·ga·ça·do

a·del·ga·ça·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se adelgaçou.

2. Que tem pouca espessura ou grossura. = DELGADO, ESTREITO, FINO

3. Que ficou com menos força. = ENFRAQUECIDO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de adelgaçar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "adelgaçada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.