PT
BR
Pesquisar
Definições



acólita

Será que queria dizer acolita?

A forma acólitaé [feminino singular de acólitoacólito].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acólitoacólito
( a·có·li·to

a·có·li·to

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Sacerdote investido do acolitado.

2. [Religião] [Religião] Pessoa que ajuda à missa.

3. [Figurado] [Figurado] Pessoa que acompanha alguma pessoa para prestar serviços oficiosos ou que ajuda alguém numa tarefa ou função. = AJUDANTE, ASSISTENTE, AUXILIAR

4. [Depreciativo] [Depreciativo] Pessoa servil ou subserviente, em relação a outra. = LACAIO

vistoFeminino: acólita.
etimologiaOrigem etimológica:latim acolythus, -i, do grego akólouthos, -os, -ou, companheiro, companhia, acompanhante.
iconFeminino: acólita.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acólita" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.