PT
BR
Pesquisar
Definições



abluções

A forma abluçõesé [feminino plural de abluçãoablução].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abluçãoablução
( a·blu·ção

a·blu·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de lavar ou de ser lavar. = LAVAGEM

2. [Religião] [Religião] Purificação por lavagem de uma parte do corpo.

3. [Liturgia católica] [Liturgia católica] Vinho e água com que o celebrante lava os dedos e o cálice, na missa.

4. [Liturgia católica] [Liturgia católica] Parte da missa em que essa cerimónia é praticada.

etimologiaOrigem etimológica: latim ablutio, -onis.
abluçõesabluções

Auxiliares de tradução

Traduzir "abluções" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.