PT
BR
Pesquisar
Definições



abasto

A forma abastopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de abastarabastar], [advérbio] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abastoabasto
( a·bas·to

a·bas·to

)


nome masculino

1. [Antigo] [Antigo] Acto ou efeito de abastar (ex.: aquele era o pão para basto da comunidade). = ABASTECIMENTO

2. [Antigo] [Antigo] Quantidade suficiente de tudo o que é preciso (ex.: a situação não é de abasto). = ABASTANÇA, ABUNDÂNCIA, FARTURACARÊNCIA, CARESTIA, ESCASSEZ, FALTA, NECESSIDADE, PRIVAÇÃO


advérbio

3. [Antigo] [Antigo] De modo abundante.


dar abasto

Ser suficiente (ex.: parecia que comia, mas nada lhe dava abasto). = ABASTAR, BASTAR, CHEGARFALTAR

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de abastar.
abastarabastar
( a·bas·tar

a·bas·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ser suficiente. = BASTAR, CHEGARFALTAR


verbo transitivo

2. Dar o que é preciso. = ABASTECER

etimologiaOrigem etimológica:a- + basto + -ar.
abastoabasto

Anagramas



Dúvidas linguísticas



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).




Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.