Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
rinovírusrinovírus | s. m. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ri·no·ví·rus ri·no·ví·rus
(rino- + vírus)
nome masculino de dois números

[Biologia, Medicina]   [Biologia, Medicina]  Designação dada a vários vírus com ARN como material genético, do género Rhinovirus, que é causador de várias infecções respiratórias como a constipação.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Por favor esclareçam minha dúvida: é agilizar ou agilitar? Ouço freqüentemente a primeira, mas, no seu dicionário on-line e em todos convencionais que consultei, só encontro a segunda.
Existem ambas as formas, sendo agilizar usada mais frequentemente que agilitar (apesar de esta ser a forma mais antiga).



As palavras "Ajuntar" e "Juntar" podem ambas ser usadas no mesmo sentido para "recolher algo do chão"?
Nenhum dicionário regista exaustivamente o léxico de uma língua. O sentido de "recolher algo do chão" para os verbos juntar e ajuntar (que podem ser considerados variantes) não se encontra em geral dicionarizado, à excepção do Dicionário Priberam e do Dicionário Houaiss. Parece-nos tratar-se de um regionalismo, nomeadamente presente no dialecto madeirense (uma vez que pelo menos na Madeira é usado nessa acepção), entre outros possíveis.
No Dicionário Houaiss, o verbo juntar aparece com o significado "recolher, apanhar (coisas)", e com o exemplo "na feira, as crianças juntavam as frutas tombadas das barracas". O facto de aparecer também registado num dicionário brasileiro como o Dicionário Houaiss (que também tem uma edição portuguesa, onde esta acepção não sofreu alteração), pode indiciar que esta acepção terá também curso no Brasil, ainda que seja este o único dicionário brasileiro que a registe.

pub

Palavra do dia

ca·ba·li·no ca·ba·li·no
(latim caballinus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a cavalo (ex.: espécies cabalinas). = CAVALAR

2. [Mitologia]   [Mitologia]  Referente a Pégaso, cavalo alado mitológico, ou à fonte de Hipocrene, que brotou com golpe da pata desse cavalo (ex.: fonte cabalina).

3. [Veterinária]   [Veterinária]  Diz-se de uma variedade de aloés usada em veterinária.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Rinov%C3%ADrus [consultado em 25-10-2020]