PT
BR
Pesquisar
Definições



Rampas

A forma Rampasé [feminino plural de ramparampa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ramparampa
( ram·pa

ram·pa

)
Imagem

Plano inclinado, geralmente em pedra ou cimento, que desce em direcção à água, para facilitar a saída de embarcações.


nome feminino

1. Terreno, caminho ou rua com inclinação. = LADEIRA

2. Plano inclinado, geralmente em pedra ou cimento, que desce em direcção à água, para facilitar a saída de embarcações.Imagem

3. Superfície ou estrutura com inclinação, usada geralmente para facilitar o acesso a algum lado (ex.: rampa para cadeira de rodas).

4. [Teatro] [Teatro] Parte do teatro onde representam os actores. = PALCO

5. [Teatro] [Teatro] Renque de luzes ao nível do chão do palco, no proscénio. = RIBALTA

6. [Automóvel] [Automóvel] Competição automobilística de contra-relógio num percurso a subir.


rampa de carregamento

Plataforma sobre a qual estão reunidos postos de carregamento.

rampa de escada

Balaustrada em plano inclinado que serve de corrimão.

rampa de lançamento

Dispositivo ou estrutura com plano inclinado para o lançamento dos aviões catapultados, de alguns projécteis autopropulsionados, mísseis, etc.

[Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Meio, recurso ou situação que se pode utilizar para avançar para algo melhor ou mais importante (ex.: a galeria servia como rampa de lançamento para novos artistas; é sabido que aquele tipo de competição desportiva não passa de uma rampa de lançamento).

[Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Aquilo que proporciona o acontecimento ou o desenvolvimento de algo (ex.: o motim anterior foi a rampa de lançamento para a revolta generalizada).

rampa dos balanceiros

Conjunto dos balanceiros e do seu suporte, num motor de explosão.

rampa timpânica vestibular

[Anatomia] [Anatomia]  Cada uma das duas partes do caracol do ouvido interno, separadas pela membrana espiral e comunicando, a primeira com a caixa do tímpano pela janela oval, e a segunda com o vestíbulo.

etimologiaOrigem etimológica:francês rampe.

RampasRampas

Auxiliares de tradução

Traduzir "Rampas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Vi a definição de ideal e constava "conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa". Queria confirmar com vocês, no caso, se o verbo "poder" não deveria conjugar com "conjunto"? Desta forma, seria "o conjunto não pode" ao invés de "o conjunto não podem". Ou existe a possibilidade de se concordar com "perfeições"? Me soa como o mesmo caso de conjugar "a maioria", em que também o verbo vai para o singular.
A definição referida ("conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa") não é uma frase completa. O pronome relativo "que", refere-se a "perfeições" e não ao "conjunto", isto é, são as "perfeições que não podem ter realização completa" e não o "conjunto". Seria, no entanto, possível e correcta outra formulação, se o foco estivesse no "conjunto [...] que não pode ter realização completa", mas cremos que, neste caso, a definição teve intenção de se focar nas "perfeições que não podem ter realização".
Note-se que as definições de dicionário geralmente não têm frases completas, nem verbo principal. Como se trata da definição de um nome ou substantivo, a definição é um grupo nominal, Se integrarmos este grupo nominal numa frase completa, o verbo principal concordará preferencialmente com o núcleo do sintagma nominal (ex.: [o conjunto imaginário de [perfeições que não podem ter realização completa]] pode ser chamado de ideal). Nesse caso, seria um caso de concordâncias em frases com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição, assunto sobre o qual poderá consultar a resposta à dúvida concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa.