Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Preze

1ª pess. sing. pres. conj. de prezarprezar
3ª pess. sing. imp. de prezarprezar
3ª pess. sing. pres. conj. de prezarprezar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pre·zar pre·zar

- ConjugarConjugar

(latim pretio, -are)
verbo transitivo

1. Estimar muito.

2. Ter em grande consideração. = RESPEITAR

3. Ter como desejo. = ALMEJAR, DESEJAR

verbo pronominal

4. Estimar-se, respeitar-se, ter dignidade.

5. Ter orgulho ou honra (ex.: a vila preza-se de tal conterrâneo).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Preze" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Vai buscar o seu revólver na cómoda (um corno que se preze , tem um revólver no gavetão da cómoda) e prepara-se para atirar no amante,...

Em Fonte do Lavra

...Temido, já indiciavam propensão para tal desempenho… Por imperativo cívico qualquer português que se preze deve formular votos de que Sua Excelência, Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,...

Em A Quinta Lusitana

...poder destruidor desse vírus", uma das tantas pérolas que qualquer horário eleitoral que se preze deverá reproduzir à exaustão neste ano..

Em blog0news

Minhoca que se preze , não migra muito..

Em BioTerra

delícia e o adorno de político e governante que, em transe de inquietação funcional, preze a sua condição;;

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Não é correcto utilizar o verbo secundarizar , no sentido de tornar secundário, ou não prioritário? Agradecia que me esclarecessem.
O verbo secundarizar surge registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, que não especifica o seu significado. No entanto, a partir da etimologia secundário + -izar é possível obter o significado “tornar(-se) secundário”, válido quer no Brasil, quer em Portugal.
pub

Palavra do dia

fan·til fan·til


(origem obscura)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem bom tamanho e é considerado de boa raça (ex.: cavalo fantil).

2. Que tem os traços certos ou ideais para produzir boas crias (ex.: égua fantil).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Preze [consultado em 06-07-2022]