PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

seladíssimas

albardão | n. m.

Albarda própria para montar....


selada | n. f.

Depressão na lombada de um monte; cavidade oblonga numa montanha....


selado | adj. | n. m.

Que tem sela posta....


enfranque | n. m.

Curva que forma o calçado nos selados ou partes laterais do pé (ex.: enfranque de fora; enfranque de dentro)....


pressurizar | v. tr.

Manter uma pressão semelhante à pressão atmosférica normal num local hermeticamente fechado, sobretudo no interior de qualquer veículo destinado a deslocar-se a grande altitude, fora da atmosfera terrestre ou a grande profundidade (ex.: pressurizar uma câmara selada)....


pré-embalado | adj. | adj. n. m.

Que foi embalado previamente; que se pré-embalou....


Cartão já selado, usado para correspondência postal....


choca-selada | n. f.

Ave passeriforme (Thamnophilus cryptoleucus) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Thamnomanes saturninus) da família dos tamnofilídeos....




Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.

Ver todas