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secara

Enrugado e seco, com aparência de pergaminho....


Que estala facilmente (ex.: consistência estaladiça)....


esmarrido | adj.

Ressequido, seco; desanimado....


exaustivo | adj.

Que trata por completo um tema (ex.: o autor fez o levantamento exaustivo dos prejuízos causados pela seca)....


herbiforme | adj. 2 g.

Que tem aparência de erva seca....


insecável | adj. 2 g.

Que não se pode secar....


marcescente | adj. 2 g.

Que murcha ou pode murchar....


mirrado | adj.

Seco; definhado....


murcho | adj.

Que murchou....


papiráceo | adj.

Delgado e seco como o papel....


Diz-se de um ácido obtido pela destilação seca do ácido gálico....




Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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