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percorriam

andado | adj.

Que se andou ou percorreu....


inviável | adj. 2 g.

Que não pode ser percorrido ou acedido....


medulante | adj. 2 g.

Que percorre a medula....


navegável | adj. 2 g.

Que se pode percorrer em barco; acessível a embarcações (ex.: canal navegável; percorreu a extensão navegável do rio)....


pedonal | adj. 2 g.

Relativo a pedestre....


viável | adj. 2 g.

Que pode ser percorrido, que não oferece obstáculos....


zerinho | adj.

Que ainda não percorreu nenhuma distância (ex.: carro zerinho)....


percorrível | adj. 2 g.

Que se pode percorrer (ex.: o trajecto é percorrível em bicicleta)....


bando | n. m.

Grupo de pessoas para um fim comum....


caminho | n. m.

Nome genérico de todas as faixas de terreno que conduzem de um a outro lugar....


decurso | adj. | n. m.

Que decorreu....


Corrente que se produz no momento em que se abre ou fecha um circuito percorrido por uma corrente eléctrica e que se manifesta por faíscas....


percurso | n. m.

Acto ou efeito de percorrer....


saci-pererê | n. m.

Ente fantástico que, segundo a superstição, tem uma só perna e percorre os brejos de noite....


salsa | n. f. | n. m.

Planta (Petroselinum crispum) da família das apiáceas, de folhas partidas, muito usada na cozinha....


salto | n. m.

Acto ou efeito de saltar; ricochete; pulo....



Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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