PT
BR
Pesquisar
Definições



ambulante

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ambulanteambulante
( am·bu·lan·te

am·bu·lan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que não está fixo numa terra ou estabelecimento (ex.: biblioteca ambulante; teatro ambulante; venda ambulante). = ITINERANTE, MÓVEL


nome de dois géneros

2. [Brasil] [Brasil] Pessoa que se dedica ao comércio de rua, sem localização fixa; vendedor ambulante (ex.: sindicato dos ambulantes).

etimologiaOrigem etimológica:latim ambulans, -antis, particípio presente de ambulo, -are, ir em volta, dar uma volta, passear, caminhar, avançar, percorrer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ambulante" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.