PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

marcador

pagela | n. f.

Marcador de livro....


fitilho | n. m.

Fita muito estreita....


marca-livro | n. m.

Utensílio, geralmente fita ou pedaço de papel, destinado a marcar determinada página de um livro....


alimentador | adj. n. m.

Nas máquinas gráficas, conjunto automático que serve de meio de transporte do papel, com segurança e a um ponto invariável, substituindo, assim, o técnico operador designado por marginador ou marcador, e também conhecido por marginador automático....


genotipado | adj.

Cujas variantes genéticas no ADN foram identificadas (ex.: animais genotipados; marcadores genotipados)....


registo | n. m.

Qualquer livro público ou particular onde se inscrevem factos ou actos que se querem conservar arquivados....


placar | n. m.

Aviso impresso, dactilografado ou manuscrito, de carácter informativo ou publicitário, afixado em lugar público....


Fita de tecido ou pedaço de material fino usado para marcar determinada página de um livro ou de outra publicação....


cambalhota | n. f.

Alteração brusca de um estado, condição, rumo ou resultado para outro (ex.: o jogo terminou com uma cambalhota no marcador e no campeonato)....


marcador | adj. n. m. | n. m.

Que ou aquele que marca ou serve para marcar....


marca-texto | n. m.

Caneta com ponta grossa de feltro ou material semelhante, usada para assinalar palavras ou partes de texto....


sublinhador | adj. n. m. | n. m.

Que ou o que sublinha....


keirin | n. m.

Prova de ciclismo de pista que consiste numa corrida em que os ciclistas fazem parte do percurso atrás de um marcador de ritmo, geralmente motorizado, que acelera gradualmente até aos 50 quilómetros e depois se retira de pista, ficando depois livres para aumentar a velocidade nas voltas finais....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.

Ver todas