PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

magrebino

magrebino | adj. | n. m.

Relativo ao Magrebe, região ou conjunto de países do Norte de África....


bácoro | n. m.

Porco pequeno e novo....


razia | n. f.

Incursão árabe em território inimigo, que visa a destruição e o saque....


Ave de rapina (Strix mauritanica) da família dos estrigídeos....


Ave passeriforme (Pica mauritanica) da família dos corvídeos....


Ave passeriforme (Cyanistes teneriffae) da família dos parídeos....


Ave passeriforme (Oenanthe halophila) da família dos muscicapídeos....



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.

Ver todas